A história - Proj Jan Bonsma

 

Na conjuntura da indústria pecuária não é fácil ser um pecuarista bem sucedido. Um produtor deve criar animais que sejam adaptados, férteis, funcionalmente eficientes e hábeis conversores de alimentos, para que o rebanho ofereça produtos finais valiosos para o homem. Em outras palavras, todo e qualquer conceito referente à pecuária tem que ser medido em termos de sua eficiência.

Foi exatamente o que tentei fazer durante os meus 50 anos de pesquisa. Não seria possível que eu abordasse a questão da pecuária sem conduzir pesquisas, que nada mais são do que esforços sérios, objetivos, persistentes, inteligentes e direcionados à aquisição de conhecimentos acerca de um assunto específico. O espírito da pesquisa é a devoção à verdade e uma insistente necessidade de alcançar uma melhor compreensão.

Esta é a minha história. Ela fornece evidências para substanciar uma reivindicação especial. Nenhuma outra raça de gado sintético de corte teve a sua criação orientada por tantas pesquisas quanto a raça Bonsmara. O objetivo da pesquisa e reflexão sempre foi o animal por inteiro, com todo o seu potencial genético interagindo com todo o seu meio ambiente.

O nome da raça foi em homenagem ao Professor Bonsma e à Estação Experimental de Mara, então, Bonsmara.

Em 1963, formaram a Associação Sul-africana de Criadores de Bonsmara.

 

fonte: Associação dos Criadores de Bonsmara  www.abcb.com.br

gallery/bonsma